É no coração do Oceano Atlântico Norte que se encontra o arquipélago dos Açores a uma distância de cerca 1 600 km do continente europeu e 3 400 km do continente norte-americano.
Este arquipélago é constituído por 9 ilhas divididas em três grupos geográficos: o Grupo Oriental, composto por Santa Maria e São Miguel, o Grupo Central (nossa principal área de ação) que integra as ilhas Pico, São Jorge, Faial, Terceira e Graciosa, e o Grupo Ocidental constituído pelas ilhas Corvo e Flores.
A sua localização em pleno Oceano Atlântico Norte torna este grupo de ilhas num autêntico paraíso marinho, dotado de uma riqueza e biodiversidade únicas, privilegiando singularmente a prática de atividades como a pesca desportiva, o mergulho, e a observação de cetáceos e aves.
O clima dos Açores é temperado, com uma amplitude térmica anual moderada, com temperaturas médias entre os 13 °C no inverno e os 24 °C no verão. A precipitação é relativamente abundante, excetuando os meses de verão.
Como a região é afetada pela corrente oceânica do Golfo, a temperatura da água do mar é agradável (entre os 17°C e os 23°C), tendo geralmente temperaturas acima dos 20° entre maio e novembro. O mar é mesmo um dos grandes atrativos de uma visita ao Arquipélago, pela sua omnipresença, qualidade e visibilidade das suas águas e riqueza da fauna submarina.
Faltam palavras para classificar e enunciar os encantos destas nove ilhas carismáticas. Esculpidos por vulcões os Açores são um local de muitas e variadas experiências e emoções.
Em particular a ilha do Pico, onde nos encontramos, é um destino considerado hoje, como um dos melhores do mundo para umas férias em família, oferecendo para além de momentos únicos de pesca, mergulho e observação de cetáceos um ambiente agradável para poder desfrutar de muitas outras atividades no mar e em terra.
Considerado um dos dez melhores destinos turísticos do mundo
Um dos melhores destinos do mundo pela prestigiada editora de guias de viagens Lonely Planet.
Eleito pelo jornal britânico Telegraph como um dos dez melhores destinos do mundo para praticar “whale-watching” (observação de baleias). O artigo, escrito por Victoria Homewood, jornalista especializada em turismo, descreve os Açores como “um destino de excelência para a observação de mais de vinte espécies de baleias e golfinhos”.
Atribuídas aos Açores 2 das 7 Maravilhas Naturais de Portugal – Lago das Sete Cidades, na ilha de São Miguel, e Paisagem vulcânica da Montanha do Pico, na ilha do Pico.
A revista norte americana Forbes considerou o Arquipélago dos Açores como Destino Único de Viagens.
A ilha do Pico é eleita uma das “cinco melhores ilhas secretas do Mundo”, segundo a prestigiada BBC Travel.
Uma das 10 melhores viagens do Verão de 2011, segundo a revista National Geographic Traveller.
O percurso pedestre das Vinhas da Criação Velha, na Ilha do Pico, foi considerado um dos oito trilhos únicos no Mundo pela Bootsnall, empresa que edita guias de viagem independentes.
Um dos melhores destinos para 2012 pela Budget Travel.
Reconhecidos pela National Geographic Traveler como uma das 50 viagens a fazer em 2012.
Segundas melhores ilhas do mundo para Turismo Sustentável pela National Geographic Traveller, que descreveu os Açores como “um belo local com as suas montanhas verdes e cidades pitorescas a preto e branco prontas para permanecerem intocáveis”.
Açores entre os 5 melhores locais para visitar em 2012, segundo a revista da Universidade de Nottingham.
Reeleito como melhor destino turístico «verde» global da Europa, uma distinção atribuída pela European Coastal and Marine Union (EUCC), organização que tem por objectivo promover a protecção das zonas costeiras.
A revista norte-americana online Family Travel elege os Açores como um dos nove destinos do mundo a visitar nesta Primavera.