
O Banco Princesa Alice é um monte submarino com uma extensa área de baixas profundidades, situa-se a 50 milhas náuticas a sudoeste da ilha do Pico.
O Banco atinge a profundidade mínima de 35 m na sua zona ocidental, com uma área de profundidade inferior a 500 m a ocupar mais de 100 km².
Com águas límpidas que permitem a observação do fundo a partir da superfície e uma enorme biodiversidade, o Banco, para além de constituir um recurso pesqueiro por excelência, é um dos mais importantes locais para o mergulho no Oceano Atlântico.
É conhecido como um dos melhores, ou mesmo o melhor, local de mergulho dos Açores. Esta “fama merecida” deve-se à presença, quase garantida, de grandes grupos de jamantas e enormes cardumes de peixes pelágicos, aliadas a uma excelente visibilidade que muitas vezes ultrapassam os 30-40 metros.
A pesca tem neste Banco também especial relevância, quer para jigging quer para Big Game Fishing, pela quantidade de enormes atuns, espadins azuis, brancos, lírios, bicudas e wahoos, que ocupam estas águas.